10 de mai. de 2023

Operação resgata oito pessoas em condições análogas à escravidão, no Maranhão

A Polícia Federal e a Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, em ação conjunta, resgataram 8 trabalhadores em condições análogas à de escravo em uma fazenda de soja localizada no município de Aldeias Altas/MA.

O caso havia sido noticiado diretamente à Procuradoria do Trabalho, que encaminhou à Polícia Federal e ao SRTb.

Na data de ontem (09/05) os auditores do trabalho e equipes da Polícia Federal foram até o local e constataram a procedências das informações.

No âmbito trabalhista, os encarregados pela fazenda, acompanhados de advogado, estão sendo ouvidos pelos auditores fiscais do trabalho na sede da Delegacia da Polícia Federal em Caxias.

Os auditores efetuarão os cálculos para fins de pagamento dos créditos trabalhistas e solicitarão a comprovação do atendimento de outras medidas indicadas.

No âmbito criminal, foi instaurado inquérito policial para apuração dos fatos. Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à escravidão (art. 149 do CPB) em razão das condições degradantes registradas durante a fiscalização.

O nome da operação tem relação as condições degradantes em que trabalhadores estão sendo submetidos no trabalho de fazendas que adentram o cerrado brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo