25 de mai. de 2023

Os números comprovam o bom desempenho de Felipe Camarão

 


O Governo Flávio Dino visivelmente fraquejou em alguns setores, principalmente na questão da pobreza extrema, afinal o ex-governador conseguiu piorar o que já era ruim.

Só que os mesmos números que comprovam o aumento da pobreza extrema na gestão de Dino, comprovam o que este Blog sempre disse, o bom desempenho de Felipe Camarão na Secretaria de Educação.

De acordo com levantamento do INEP (Instituto de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Maranhão alcançou 90,5% na taxa de aprovação escolar, o mesmo patamar de 2019, período anterior à pandemia.

Ainda segundo o INEP, o Maranhão também apresentou redução na taxa de abandono escolar, que em 2021 representava 6,9% do total de concluintes. Em 2022, esta taxa reduziu para 5,0%. Os dados são fruto da 2ª etapa da coleta do Censo Escolar da Educação Básica.

Só que os números que mais impressionam foram os divulgados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROG), quando traçaram o perfil socioeconômico dos alunos aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) que se matricularam na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 2023.

O levantamento constatou que 23 mil novos universitários se matricularam nos cursos de graduação da UEMA em 2023. Desses, 79,20% são oriundos de escolas públicas. Além disso, 19,70% são autodeclarados pretos.

Felipe Camarão, recebeu a notícia com entusiasmo e destacou que a missão do Governo do Estado é garantir oportunidades, para que os estudantes egressos de escolas públicas possam cada vez mais ingressar em universidades.

“Para nós, do Governo do Estado do Maranhão, é uma imensa satisfação saber que quase 80% dos estudantes da UEMA são oriundos da escola pública. Essa é a nossa missão: garantir oportunidades, para que o estudante da escola pública possa ingressar no ensino superior, tendo igualdade de condições com aqueles que vêm da escola privada. É um motivo de grande orgulho esses índices, e o nosso objetivo é possibilitar cada vez mais aos estudantes egressos de escolas públicas ingressar tanto na UEMA, UEMA Sul, UFMA, quanto em outras instituições de ensino superior”, destacou Felipe Camarão.

Como este Blog sempre costuma dizer: “contra números, não existem argumentos”, tanto positivamente, quanto negativamente.

É simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo