11 de mai. de 2023

PF deflagra duas operações no Maranhão

 

A Polícia Federal deflagrou duas operações no Maranhão nos últimos dois dias. Na Operação Revalida, foram cumpridos mandados em Teresina (PI) e em são Luís contra uma quadrilha especializada em produzir documentos e diplomas falsos para profissionais não qualificados exercerem a medicina, violando o Conselho Regional de Medicina.A suspeita é que o grupo seja responsável por uma série de registros fraudulentos no CRM-PI, o que representaria um grave risco à saúde da população.

As investigações identificaram até o momento, nove registros emitidos pela organização criminosa, o que representa apenas uma fração dos registros fraudulentos que possam ter sido emitidos.

Os suspeitos, que cobravam entre R$300 mil e R$500 mil por registro falso, podem ser acusados de crimes como formação de quadrilha, falsificação de documentos públicos, uso de
documentos falsos e lavagem de dinheiro.A Polícia Federal continua investigando o caso e não descarta a possibilidade de haver mais pessoas envolvidas na organização criminosa

Já em Aldeias Altas, com apoio da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, fora, resgatados oito trabalhadores em condições análogas à de escravo, em uma fazenda de soja.

O caso havia sido noticiado diretamente à Procuradoria do Trabalho, que encaminhou à Polícia Federal e ao SRTb.

No âmbito trabalhista, os encarregados pela fazenda, acompanhados de advogado, estão sendo ouvidos pelos auditores fiscais do trabalho, na sede da Delegacia da Polícia Federal em Caxias.

Os auditores efetuarão os cálculos para fins de pagamento dos créditos trabalhistas e solicitarão a comprovação do atendimento de outras medidas indicadas.

No âmbito criminal, foi instaurado inquérito policial para apuração dos fatos. Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à escravidão, em razão das condições degradantes registradas durante a fiscalização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo