28 de mai. de 2023

Racismo: time de futsal do Upaon-Açu é eliminado dos JEL’S

 

Se a La Liga não tem tomado nenhuma providência efetiva diante dos inúmeros casos de racismo que tem repetidamente acontecido no Campeonato Espanhol, vitimando o brasileiro Vinícius Júnior, a Comissão Disciplinar Especial dos JEL’S (Jogos Escolares Ludovicenses) decidiu “não passar o pano” em um episódio de racismo ocorrido dentro da sua competição.

No último domingo (21), foi registrado uma manifestação racista da torcida durante a partida de futsal, na categoria infanto, no Ginásio Costa Rodrigues, entre Colégio Upaon-Açu, da rede particular, e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), da rede pública estadual.

A manifestação lamentável teria sido contra um aluno/jogador do IEMA. A vítima relatou ter ouvido gritos e xingamentos vindos da arquibancada, mas não pôde identificar as pessoas, pela quantidade de gente no local e por estar de costas para o público no momento dos ataques racistas. No entanto, o atleta assegurou que as ofensas vieram da torcida adversária.

Diante do fato e de inúmeras manifestações, inclusive do governador do Maranhão, Carlos Brandão, a Comissão Disciplinar Especial dos JEL’S decidiu por suspender a equipe pelo período de 180 dias e aplicar uma multa de um salário mínimo, convertido em cestas básicas.

Com isso, a equipe de futsal do Upaon-Açu, na categoria infanto, está eliminada da competição. Caberá ao time do IEMA substituir o Upaon-Açu na disputa.

É aguardar e conferir, mas que a punição sirva de exemplo para outros que insistem na prática de um ato tão deplorável quanto o racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo