O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou em suas redes sociais a expressiva adesão do Maranhão ao Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal. Ao todo, são 215 municípios participantes do programa, que terá investimento de R$ 4 bilhões no país e 1 milhão de novas matrículas ofertadas.

“Estou muito feliz em compartilhar essa notícia com vocês. 99% dos municípios maranhenses aderiram ao programa. Desde que foi instituída na rede pública estadual de ensino do Maranhão, a educação em tempo integral se consolidou como um instrumento educacional imprescindível para a melhoria da qualidade da educação no estado”, disse Camarão.

Atualmente o ensino em tempo integral é desenvolvido em 57 Centros Educa Mais, 34 Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs) Plenos e em duas Creches de Educação Infantil (Creches do Centro e da Liberdade).

A criação do Programa Escola em Tempo Integral pelo Governo Federal garante assistência técnica e financeira da União aos entes federados para aumentar matrículas no ensino básico em tempo integral.

As escolas terão carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. A meta 6 do Plano Nacional de Educação é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.