Foto Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (6) a tão aguardada reforma ministerial para acomodar o Centrão no primeiro escalão. Após meses de impasse, Lula nomeou o deputado André Fufuca (PP-MA) para o comando do Ministério do Esporte.

Também foi alocado o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) que assumirá a pasta os Portos e Aeroportos.  Além disso, criou a pasta das Micro e Pequenas Empresas, que será ocupada pelo atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).

As mudanças foram confirmadas em nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto após uma reunião entre Lula, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e os parlamentares convidados. Segundo o comunicado, a posse dos novos ministros será realizada no retorno do presidente da reunião do G20, prevista para os dias 11 e 12 de setembro.

Com as alterações, Lula busca ampliar sua base de apoio no Congresso Nacional e assegurar maior número de votos, em especial na Câmara. As bancadas do PP e do Republicanos somam, respectivamente, 49 e 41 deputados.

Quatro maranhenses no primeiro escalão

Com a nomeação de André Fufuca (PP-MA) para o Ministério do Esporte, o governo Lula passa a ter quatro ministros maranhenses em sua equipe. Também são do Maranhão o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), o ministro da Pesca, André de Paula (PSD) e o ministro dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (PSOL).