5 de mar. de 2024

Quase todo Maranhão entra em alerta para chuvas e ventos intensos

 

Previsão de chuva para o Maranhão.
Até sexta-feira (08), a maioria das cidades do Maranhão fica sob alerta amarelo de chuvas e ventos intensos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h). Dos 217 municípios maranhenses, apenas Alto Parnaíba não recebeu este alerta válido até sexta.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, o cidadão não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, o Inmet sugere o desligamento de aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Março deve ser o mês mais chuvoso do ano, como já havia adiantado o laboratório de meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O laboratório da Uema, no entanto, não descarta que, apesar de ser historicamente o mês mais chuvoso no Maranhão, março termine com um volume de chuvas abaixo média histórica por conta do fenômeno El Niño, que atinge a região e eleva as temperaturas desde o final de 2023 (saiba mais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo