20 de mar. de 2024

Sete cidades maranhenses já decretaram situação de emergência devido às chuvas intensas

 

Enchentes no Maranhão.
Sete cidades maranhenses decretaram situação de emergência no Maranhão devido às chuvas intensas que atingem o Estado. A lista de municípios afetados foi divulgada pela Defesa Civil do Maranhão, entre eles estão: Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João dos Patos, Tuntum, Conceição do Lago Açu, Monção e Pindaré Mirim.

Março pode ser o mês mais chuvoso do ano. De acordo com a meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Andréa Cerqueira, a intensidade das chuvas deve continuar. "É o período chuvoso pleno, que é aquele período que as chuvas são mais frequentes e os episódios são mais intensos. [O período] vem acompanhado de trovoadas, rajadas de vento e descargas elétricas. e isso faz parte da climatologia de chuvas do Maranhão", disse.

Outras cidades maranhenses já estão enfrentando dificuldades. Barra do Corda, apesar de estar fora da lista de cidades em situação de emergência, registrou um dos maiores temporais dos últimos anos. Já em Trizidela do Vale pelo menos 64 famílias estão desabrigadas e 19 estão desalojadas devido às fortes chuvas.

O Rio Pindaré está com 13,10 metros acima do nível normal, colocando a cidade Pindaré-Mirim em risco de enchentes. Enquanto isso, o nível do Rio Itapecuru, que está a 4 metros acima do nível, também causa preocupação aos moradores de Caxias. 

Do Imirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo