por Zeca Soares
Com os investimentos realizados nos últimos três anos pelo governo do
Estado, o Maranhão deu importante salto de qualidade na área da saúde. O
estado, que em 2008 ocupava a última colocação no Índice de Desempenho
do Sistema Único de Saúde (IDSUS), avançou nove posições e hoje está em
18º lugar com pontuação de 5,20, à frente, por exemplo, do Rio de
Janeiro, que apresenta índice de 4,58. Entre as capitais, à frente de
cidades como Brasília, Rio de Janeiro e Teresina, em nono lugar está São
Luís, onde hoje a maioria dos atendimentos é feita pela rede estadual
de saúde.
O IDSUS 2012 (disponível no site www.saude.gov.br/idsus)
avaliou o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado
pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os
diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e
hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a
infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços
ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de
saúde da população.
A governadora Roseana Sarney destacou que o avanço alcançado na saúde
nos últimos três anos, retratado agora pelo Índice de Desempenho do
Sistema Único de Saúde, mostra que o Maranhão está no caminho certo.
“Hoje, temos uma rede totalmente estruturada e que está se consolidando
com as ações do Programa Saúde é Vida, garantindo mais qualidade de vida
para os maranhenses”, afirmou a governadora.
“O Maranhão deixa a lanterna e acaba de uma vez por todas com o
discurso vazio da oposição de que sempre estamos disputando o último
lugar. São Luís passa Teresina em acesso e qualidade de saúde e quebra
um tabu secular. O ranking do IDSUS reflete o esforço de dois anos (2009
e 2010) do Programa Saúde é Vida, iniciado em 2009. No próximo ranking,
em 2013, o Maranhão haverá de obter o resultado da implantação total do
programa e sem nenhuma dúvida estaremos na liderança”, avaliou o
secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.
O Programa Saúde é Vida prevê a construção de 72 hospitais e 10
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da completa reestruturação
da rede estadual já existente. Desde que foi iniciado, o programa já
colocou em funcionamento sete UPAs – cinco na Grande São Luís, uma em
Coroatá e outra em Imperatriz – e cinco novos hospitais em Lago dos
Rodrigues, Paulino Neves, Magalhães de Almeida, Morros e Grajaú.
1 Comentários
por favo me ajude a encontrar uma pessoa que mora ai.ele se chama carlos rodriguis de sousa popular carri,presiso muito encontra-lo
ResponderExcluir