Antônia Ilma foi morta a golpes de faca, aplicados pelo seu marido (Foto: Divulgação)

Nesse domingo (11), foi registrado um feminicídio no município de Caxias. A vítima, morta pelo companheiro, foi identificada como Antônia Ilma da Silva Lima, de 47 anos. O crime ocorreu no povoado Limeiro, zona rural da cidade.

Segundo relatos de testemunhas, a vítima estava em uma festa com o marido, de nome Carlos Augusto Procópio. Lá, tiveram um desentendimento, e Ilma chegou a arremessar uma bolsa no companheiro.

Na saída, Ilma foi embora com uma afilhada a pé. Instantes depois, o marido dela foi atrás em uma motocicleta. Ele a abordou e desferiu vários golpes de faca. Ela não resistiu e morreu no local. Antes de fugir, o suspeito ainda ameaçou a afilhada.

O homem empreendeu fuga, mas deixou a moto no local do crime. A polícia investiga o caso. O delegado regional de Caxias, Alcídes Martins, falou que já foi representada pela prisão preventiva do investigado.
segunda-feira, 12 de junho de 2023

Prefeito Facinho destaca avanço na construção de escola municipal em Estandarte

 


O prefeito Facinho (PL) fez um recente tour pelas obras em andamento no município de Cândido Mendes. Um dos locais visitados foi a comunidade de Estandarte, onde a prefeitura está construindo uma unidade escolar da rede municipal de ensino.

Em publicação em uma rede social, o prefeito destacou o avanço das obras. “Na Vila de #Estandarte, vi de perto o andamento e o avanço da nova escola João Jorge Filho. Será mais uma obra com a marca da nossa gestão e um presente para a população dessa vila que sempre me recebeu tão bem e que merece isso e muito mais!”, destacou Facinho.

A nova unidade escolar terá 05 salas de aula, além das dependências administrativas, e deverá atender 186 alunos do Ensino Fundamental e Medio .

Receita Federal apreende 8 kg de cocaína em pacotes enviados pelos Correios em Imperatriz



A Receita Federal apreendeu, na manhã desta segunda-feira (12), em Imperatriz, oito quilos de cocaína em uma encomenda enviada pelos Correios. A apreensão foi realizada durante uma operação de combate ao contrabando e ao descaminho de mercadorias.

Segundo a Receita Federal, a droga havia sido despachada pelos Correis em São Paulo, chegou a Imperatriz, mas tinha como destino final a cidade de Balsas, no Sul do Maranhão. Os entorpecentes estavam escondidos em peças de roupas embaladas em caixas de papelão.

Os agentes da Receita Federal estavam fazendo uma operação para apreender mercadorias contrabandeadas, quando perceberam um pacote com volume estranho. Ao averiguarem a mercadoria, constaram que se tratava de cocaína.

As drogas foram apreendidas e encaminhas para a Polícia Civil do Maranhão, que vai investigar a origem e quem seriam os receptadores dos entorpecentes. Até a última atualização desta matéria, ninguém havia sido preso por envolvimento no crime.

Segundo a receita Federal, esse tipo de apreensão reforça a importância do serviço de inteligência no combate ao tráfico de drogas, bem como outros crimes como sonegação fiscal, pirataria e tráfico de armas.

TCE se reúne com secretários alvos da Operação Educação


Secretários e assessores técnicos da área de Educação de 31 municípios estiveram nesta segunda-feira (12) na sede do TCE para reunião alinhamento com a Secretaria de Fiscalização (Sefiz) do órgão. O objetivo foi esclarecer eventuais dúvidas sobre a forma de envio, ao órgão, das informações solicitadas após a apresentação dos resultados da Operação Educação, que traçou um diagnóstico das condições de funcionamento das escolas públicas de todo o país.

No Maranhão, uma equipe de 22 auditores visitou, no final abril, um total de 99 escolas distribuídas em 31 municípios. São eles: São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Belágua, Chapadinha, Vargem Grande, Barra do Corda, Dom Pedro, Grajaú, Araioses, Barreirinhas, Tutóia, Bacabal, Coroatá, Pirapemas, Caxias, Codó, Timon, Itapecuru Mirim, Morros, Rosário, Pinheiro, Santa Helena, São Bento, Miranda do Norte, São Mateus do Maranhão, Viana, Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão e Senador Alexandre Costa.

Como desdobramento natural da Operação, o TCE emitiu alerta que determina a apresentação, em prazo de 45 dias a contar de sua publicação, por parte dos secretários da pasta, de cronograma das obras, reformas e manutenções de todas as unidades educacionais, ocorridas nos últimos dois anos e as que ainda se encontram em andamento, incluindo, as que demandam manutenções imediatas e relacionadas à acessibilidade, informando, inclusive, o ID do Processo de Contratação no SACOP e SINC CONTRATA, se for o caso.

“Como se tratam de planilhas que precisam ser baixadas pelos fiscalizados para o seu correto preenchimento, era necessária esse contato direto para fossem esclarecidos aspectos capazes de gerar dúvidas entre os fiscalizados. Os secretários atenderam em massa ao chamado e esperamos que todos cumpram o prazo e prestem as informações da forma correta”, observa o secretário de Fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo.

Ele lembra que a divulgação do diagnóstico é apenas o ponto de partida, com base no qual o Tribunal irá ajustar o foco sobre a situação das escolas municipais por meio de várias ações. “Diante dos recursos recebidos, inclusive para o retorno pós-pandemia, não se justifica o cenário de descalabro encontrado. Essas informações será úteis para definição das ações referentes a cada situação”.

O Tribunal solicita ainda o envio de relação de todas as escolas municipais, informando a situação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e Alvará ou Licença de funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária; e a apresentação de relatório assinado pelo nutricionista Responsável Técnico do município junto ao Programa de Alimentação Escolar – PAE e por, no mínimo, três (03) membros do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, informando as condições de higiene do ambiente de preparo e distribuição das refeições, de armazenamento dos alimentos, dos veículos de transporte de alimentos, utensílios e equipamentos de cada unidade escolar municipal.

O alerta inclui também a elaboração de plano de ação para a correção das irregularidades encontradas, e o envio de relação dos contratos vigentes referentes ao fornecimento de Merenda Escolar, informando o ID do Processo de Contratação no SACOP e SINC CONTRATA.

Godofredo Viana : Duas motos são retiradas de circulação após atuação da PM



Duas motocicletas foram retiradas das ruas no último final de semana pela Policia Militar de Godofredo Viana após irregularidades constatadas. Em ambas as situações, os veículos foram apresentados à Delegacia de Polícia.

O primeiro caso ocorreu na sexta-feira (10/06), pouco depois das 09 da manhã, quando a Guarniçaõ avistou um homem sentado em uma motociclista Yamaha 125 Preta, sem placa, próximo a um ponto de tráfico, junto a motocicleta foram encontradas petecas de substância semelhante a maconha. Ao realizarem consultas na numeração do motor da motocicleta foi constatado que não batia com o número do chassis do veículo.

Mais tarde, durante rondas na cidade, por volta das 20h, outro motociclista foi avistado pela Guarnição trafegando em uma Honda Preta 150 no bairro Santa Maria. Ao avistar a PM se aproximando acabou jogando a moto ao chão e se evadiu do local adentrando ao matagal. A PM ainda tentou capturar o suspeito, mas o local é de difícil acesso.

As motocicletas apreendidas pela PM são uma MOTO HONDA PRETA 150 e uma MOTO YHAMAHA PRETA 125.

Projeto de Fabiana Vilar institui “Semana de sensibilização à doença Neurofibromatose”


A deputada Fabiana Vilar (PL) apresentou o Projeto de Lei nº 352/2023, que institui a “Semana de sensibilização à doença Neurofibromatose”, também conhecida como doença de Von Recklinghausen, a ser realizada, anualmente, no Maranhão, durante a semana que compreende o Dia Mundial da Saúde. Segundo a parlamentar, a Neurofibromatose é um conjunto de doenças que afetam o sistema neurológico.

“Os sintomas variam de acordo com o tipo da doença que o paciente é acometido e não existe um tratamento específico, entretanto, é possível minimizar os impactos causados pelo tipo da doença. No Brasil, um em cada cinco mil habitantes é acometido pela Neurofibromatose, um conjunto de problemas genéticos que atingem principalmente a pele e o sistema neurológico, atraso no crescimento, na aprendizagem, defeitos ósseos e uma série de outros danos à saúde”, explicou ele, informando que a doença se apresenta em três tipos: Neurofibromatose 1 (Von Recklinghausen), Neurofibromatose 2 e Neurofibromatose 3 (Schwannmatose).

De acordo com a justificativa, o projeto visa dar visibilidade ao problema da Neurofibromatose; contribuir para sensibilizar as pessoas e autoridades em relação ao tema, disseminando informações, quebrando o silêncio e reduzindo o tabu; minimizar o sofrimento e dar voz às pessoas com a doença e à família.

Também objetiva reunir entidades médicas, universidades, escolas, organizações não governamentais, entidades da sociedade civil organizada, grupos da área médica, grupos voluntários, com o intuito de promover ações que conscientizem as pessoas sobre o impacto emocional, na vida da família, a partir da descoberta da doença; além de promover a humanização do atendimento dos serviços de saúde, com oferta de apoio multiprofissional às famílias.

“É importante chamar a atenção das autoridades de saúde para uma doença que provoca formação de tumores no cérebro, na medula espinhal e nos nervos e que se caracteriza por lesões pigmentadas que se desenvolvem ainda na infância. A Neurofibromatose é causada por mutações de certos genes”, destacou a parlamentar.

E complementou: “A doença, de acordo com o tipo, provoca anomalias nos ossos, dificuldade de aprendizagem e pressão arterial elevada, falta de coordenação, fraqueza, sensação estranha, problemas de visão ou audição, dificuldade no equilíbrio e dor crônica em todo o corpo”.

Empresário morre afogado após carro cair em açude na zona rural de Buritirana


Foto reproduçaõ G1


Um empresário, identificado como Higor Fontes, de 38 anos, morreu afogado após seu carro cair nesse domingo (11) em um açude na zona rural de Buritirana, município a cerca de 680 km de São Luís.

De acordo com informações, a vítima viajava da cidade de Amarante do Maranhão para Imperatriz quando perdeu o controle do veículo, bateu em uma cerca, e o carro acabou caindo dentro do açude.

O corpo do empresário ficou preso dentro do veículo. O Corpo de Bombeiros de Imperatriz foi acionado e realizou a remoção do corpo e do carro, que ficou praticamente submerso. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

'Não te fiz nada, vai para o inferno', diz bilhete encontrado com casal morto em condomínio de luxo em Balsas

Bilhete encontrado na casa de casal morto em Balsas — Foto: Reprodução/TV Mirante

A Polícia Civil do Maranhão divulgou o conteúdo de um bilhete deixado no local em que o casal de empresários Gaspar Loiola e Lucinalva Silva Loiola foi morto.

No pedaço de papel, que estava dentro da casa das vítimas em um condomínio de luxo, na cidade de Balsas, tinha um palavrão e, logo em seguida, a frase "Não me interessa! Eu não te fiz nada, vai para o inferno”.
Gaspar Loiola e a esposa dele, Lucinalva Silva Loiola foram mortos a facadas. — Foto: Divulgação/Redes sociais

A polícia ainda não sabe a origem do bilhete nem se ele tem relação com o crime. Na quinta-feira (9), quando os corpos dos empresários foram encontrados, os peritos começaram a levantar as primeiras informações e acharam o bilhete.

A perícia também examinou o carro do casal, que estava a dois quilômetros do local do duplo homicídio. Os peritos identificaram que houve uma tentativa de incendiar o veículo. Além disso, dentro do carro havia uma faca, que não estava suja de sangue, mas não está descartada a hipótese de ela ter sido usada no crime.

Segundo a Polícia Civil, imagens de câmeras de segurança do condomínio devem ajudar nas investigações, porque o sistema de videomonitoramento da casa foi retirado após os assassinatos. A polícia quer saber quem foram as pessoas autorizadas a entrar no residencial nos últimos dias.

domingo, 11 de junho de 2023

Bebê de 1 ano e 8 meses morre no MA; a suspeita é que a criança tenha sofrido maus-tratos e abuso sexual


O caso foi registrado no fim da tarde desse sábado (10), quando a criança deu entrada no hospital já sem vida. A mãe do menino, uma jovem de 18 anos, pode ser indiciada por envolvimento no crime.

O bebê deu entrada no Hospital Municipal de Igarapé do Meio, já sem vida, com suspeitas de maus-tratos. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Igarapé do Meio.

Um bebê de 1 ano e oito meses de idade, identificado como Ícaro Luís Dutra Silva, morreu na cidade de Igarapé do Meio, na região do Vale do Pindaré. A suspeita é que a criança, que é natural de São Luís, tenha sido vítima de maus-tratos e sofrido abuso sexual.

O caso foi registrado no fim da tarde desse sábado (10), quando a criança deu entrada no hospital já sem vida. A mãe do menino, uma jovem de 18 anos, pode ser indiciada por envolvimento no crime.


Segundo informações da Polícia Civil do Maranhão, por volta das 17h30, o bebê deu entrada no Hospital Municipal de Igarapé do Meio, com suspeitas de maus-tratos.

De acordo com relato da equipe médica do hospital, o bebê chegou na unidade de saúde já sem vida, com o corpo cheio de hematomas e ferimentos nas partes íntimas, que podiam ser de cortes ou queimaduras. Além disso, o ânus do menino estava “dilacerado”. Ainda segundo os médicos, havia marcas de mordidas nas costas, seios, ombro e orelha da criança.

O corpo do menino foi levado para o Instituto Médico de São Luís, onde passou por perícia, e já foi liberado para ser velado pela família.

Segundo o delegado César Veloso, titular da Superintendência Estadual de Polícia Civil do Interior (SPCI), a princípio, a mãe do menino será autuada por maus-tratos à criança, com evento morte e omissão. Já em relação à suspeita de abuso sexual, a polícia ainda aguarda o resultado da perícia, que deve sair ainda esta semana.

Via G1 MA

Motorista morre após colisão contra carreta na BR-135, entre Santa Rita e Entroncamento

Um grave acidente envolvendo um veículo de passeio Toyota Corola e uma carreta foi registrado, na tarde deste domingo (11), na BR-135, entre Santa Rita e o povoado Entroncamento.

Com o impacto, o condutor do Corola, identificado como João Silva Miranda, de 45 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O motorista do Corola estava seguindo no sentido interior para capital e invadiu a contramão, provocando a colisão contra a carreta, que ainda tentou desviar, mas não foi o suficiente para evitar o acidente trágido.

Os bombeiros militar do 11º BBM, de Itapecuru-Mirim, usaram o desencarcerador para retirar o corpo da vítima das ferragens do veículo.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estiveram atendendo a ocorrência.

Maranhão: um estado verde comprometido com o futuro


Por Carlos Brandão

Este é realmente um mês especial. Além de nossas festas juninas, não podemos esquecer de que estamos vivendo o Junho Verde. Lançado no último dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, esse é um programa que está agregando diversas atividades em que reforçamos as ações para conscientização das causas ambientais. É fundamental refletirmos sobre a importância de investir no desenvolvimento sustentável do nosso estado. Como governantes, temos o compromisso de promover um crescimento econômico equilibrado, que respeite e preserve os nossos recursos naturais.

Estamos trabalhando muito fortemente nesse sentido, com ações que envolvam a preservação ambiental aliada ao cuidado com as pessoas. O programa Maranhão Verde é sinônimo disso, ao contribuir para a conservação e a recuperação da natureza; além de promover a cidadania, a melhoria das condições de vida e o rendimento da população mais carente. A ideia é capacitar os participantes do Programa para que se tornem empreendedores verdes e estimulem o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade ambiental.

Nos 10 municípios envolvidos, cerca de 1.500 maranhenses já foram beneficiados. O Agente Jovem Ambiental é outro programa que tem gerado ótimos resultados, unindo juventude e meio ambiente. Os jovens maranhenses recebem capacitação nas políticas de desenvolvimento sustentável e educação ambiental com a inclusão social, o incentivo à participação na comunidade por meio da conscientização e a qualificação profissional tendo como ferramenta as ações socioambientais.

Estamos alinhados com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para os próximos anos. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabelece metas e objetivos ambiciosos para a promoção de um crescimento econômico inclusivo e sustentável, proteção do meio ambiente e garantia da prosperidade para todos.

No Maranhão, estamos empenhados em contribuir para a realização dessas metas, buscando soluções inovadoras e colocando em prática políticas que fomentem o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões. E tudo sendo feito com atenção às pessoas que vivem nas florestas, garantindo a valorização dos povos e comunidades tradicionais.

Outro ponto importante é o fato de sermos apenas o terceiro estado do país a assinar o decreto do sistema de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), instrumento importantíssimo para a redução de emissão de gases de efeito estufa e recuperação dos biossistemas florestais para o desenvolvimento sustentável de baixo carbono.

Nossos esforços fizeram com que assinássemos um memorando com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), onde receberemos recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF), para a implementação de projetos que visem fortalecer a gestão ambiental e territorial nas comunidades indígenas e tradicionais no estado. A intenção é trabalhar soluções econômicas positivas, em sintonia com a preservação e a recuperação da vegetação nativa.

Investir no desenvolvimento com sustentabilidade é investir no nosso futuro. Temos o potencial e a responsabilidade de sermos referência nacional nesse tema. Estamos prontos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse caminho, construindo um estado verde, próspero e sustentável.

Prefeitura de São Vicente de Férrer estima gastar mais mais de 1,2 milhão com material de expediente


O prefeito Adriano Férias (DEM), da cidade de São Vicente de Férrer na Baixada Maranhense, prever mais um gasto milionário para o município.

A cidade que sofre com caos administrativo onde crianças vão para a escola em lombo de jumento, vê milhões descendo pelo ralo da corrupção através de contratos de valores exorbitantes.

De acordo com o Diário Oficial da última sexta-feira (09), a gestão de Adriano Freiras estima gastar mais de 1,2 milhão com suposto fornecimento de material de expediente.

O suposto fornecimento envolve quatro empresas: Brasil Escolar com sede na cidade de Pinheiro, Natuba Empreendimento com sede na cidade de Bom Jardim, Distribuidora Lubeka LTDA, com sede na capital do Estado, São Luís, e Henry Frm de Araújo Tecnologia LTDA, com sede na cidade de Vitória do Mearim.

Fazendeiro é assassinado a facadas durante briga de bar no interior do


Os moradores de Poção de Pedras amanheceram assustados e consternados com a tragédia em um bar da cidade ocorrida nas últimas horas. Segundo a Polícia Civil, o fazendeiro Diassis Mariano, foi brutalmente assassinato na madrugada deste sábado (10), durante uma briga no Bar do Silas, na Rua do Matadouro, Centro de Poção de Pedras.

A polícia apurou que os autores seriam dois irmãos, Romarito e Romário, que fugiram do bar depois do crime e estão sendo caçados. Testemunhas apontam que os irmãos se desentenderam com a Diassis durante a festa. Outra vítima, conhecida como “Foca”, foi ferido a facadas e levado às pressas para o hospital geral de Peritoró.

Leia esse relato

“Diassis Mariano entrou em luta corporal com um homem, o irmão entrou na briga, e os dois irmãos esfaquearam o Diassis. Comenta-se que foram mais de 27 facadas. Foca foi furado e tiraram ele pra fora, dizem que ele não morreu”, Relatou uma pessoa num grupo da rede social.

A polícia militar foi informada e esteve no local. Diligências estão sendo feitas para prender os autores do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil. Os irmãos suspeitos do crime, Romarito e Romário. até o momento nao foram localizados nem presos.

Portal R10
sábado, 10 de junho de 2023

Iracema Vale prestigia entrega de obras nas festividades do aniversário de Urbano Santos

Iracema Vale, ao lado de Carlos Brandão e outras autoridades,
participa da inauguração da Praça da Bíblia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, neste sábado (10), a inauguração de obras no município de Urbano Santos, como parte das festividades alusivas ao aniversário de 94 anos da cidade. As obras foram entregues pelo prefeito Clemilton Barros (PSC), em ato do qual também participou o governador Carlos Brandão (PSB).

"Estou muito feliz em retornar à minha cidade e comemorar esse momento festivo com o povo do meu coração. Aproveito para reafirmar meu compromisso de trabalhar incansavelmente em parceria com a Prefeitura de Urbano Santos, promovendo ainda mais desenvolvimento e crescimento para a região", afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Na solenidade, estiveram presentes também os deputados estaduais Rodrigo Lago (PCdoB), Rafael (PSB), Wellington do Curso (PSC), Ana do Gás (PCdoB), Mical Damasceno (PSD), Júlio Mendonça (PCdoB), Hemetério Weba (PP), Cláudio Cunha (PL), Florêncio Neto (PSB), Dr. Yglésio (PSB), Ricardo Rios (PCdoB) e Roberto Costa (MDB).

Para Iracema Vale, que representa a região no Parlamento Estadual, é um privilégio receber os parlamentares no município. "Foi um momento de muita alegria ter a presença dos nossos amigos deputados na minha cidade do coração. Continuaremos trabalhando na Casa do Povo para atrair cada vez mais investimentos para Urbano Santos", enfatizou.

Iracema Vale e demais autoridades percorrem a Avenida Bernardo Ramos Araújo, que foi amplamente revitalizada

Inaugurações

A prefeitura de Urbano Santos, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, inaugurou a Praça da Bíblia e a Praça José Veloso Batista, com o objetivo de ampliar os espaços públicos de lazer e promover a integração da comunidade, além de melhorar a qualidade de vida da população.

"Estamos entregando mais espaços públicos de qualidade para o nosso povo, a quem tenho o compromisso de servir. Essas praças atenderão a população, promovendo mais integração, bem-estar e inclusão social. Agradeço a Deus e a todas as autoridades presentes por prestigiarem Urbano Santos", ressaltou o prefeito Clemilton Barros.

Inauguração de unidade do VIVA/Procon em Urbano Santos, entregue pelo governador Carlos Brandão

A gestão municipal também realizou a revitalização da Avenida Bernardo Ramos Araújo. "Realizamos a pavimentação asfáltica, além dos canteiros e da ciclovia, que eram sonhos da nossa cidade", acrescentou o prefeito.

Além disso, o governador Carlos Brandão inaugurou a nova unidade do VIVA/Procon em Urbano Santos. "A nossa política de expansão continua avançando para que a população possa contar com serviços básicos de cidadania sem precisar de grandes deslocamentos ou gastos", salientou.

No evento, também estiveram presentes o deputado federal Aluísio Mendes (PSC), a vice-prefeita Darcy Almeida (PSC), o presidente da Câmara de Vereadores de Urbano Santos, vereador Edinilson Moura (PT), além de secretários da gestão municipal, prefeitos da região e outras autoridades.


Prefeitura confirma o "São João de Candin na Roça" 2023



A prefeitura de Cândido Mendes anunciou a confirmação dos festejos de São João na cidade. O evento, intitulado “São João de Candin na Roça”, será realizado de 23 a 30 de Junho, na Praça Senador Cândido Mendes.

Todas as atrações e a programação completa deverão ser divulgadas pela prefeitura nos próximos dias.

TURIAÇU: Enfermeiro investigado atuou como diretor clínico de hospital e recebeu salários por meio da conta bancária de outro médico

Hospital Municipal da cidade de Turiaçu (MA) — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão


Documentos obtidos com exclusividade, pelo g1 Maranhão, mostram que Alberto Rodrigues da Silva, conhecido como 'Dr. Guilherme', que é investigado pela morte de uma mulher no qual fez uma cirurgia plástica em um hospital do Maranhão, recebeu salários relativo aos procedimentos que fazia no Hospital Municipal da cidade de Turiaçu (MA), por meio da conta bancária um outro médico.

Alberto Rodrigues da Silva falou para blogueiro sobre os procedimentos estéticos
que ele fazia — Foto: Reprodução/TV Mirante

A informação consta no inquérito da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), obtido pelo g1 Maranhão, que investiga o caso. O médico que teria recebido o dinheiro por 'Dr. Guilherme', foi identificado como Alexandre Pinto Sousa.

Em depoimento à polícia, ele confirmou o caso. Alexandre Pinto contou que foi procurado por Alberto Rodrigues que pediu a ele depositar o dinheiro do seu 'salário em sua conta, devido a problemas bancários.

Alexandre Pinto aceitou o recebimento do dinheiro em sua conta e repassava para Alberto, após o mesmo ter apresentado uma documentação exigida para trabalhar no hospital. O médico afirmou que o enfermeiro nunca levantou suspeitas já que tinha uma 'conhecimento teórico, técnico e prático'.

Documento falso usado pelo enfermeiro Alberto Rodrigues com o nome de Guilherme para atuação como médico — Foto: g1

De acordo com o inquérito, que investiga o caso, 'Dr. Guilherme' recebia o pagamento dos serviços prestados por meio do médico, devido ao fato dele atuar nas cidades de Bacabal (MA) e Teresina (PI) e, por conta da distância, teria um impedimento legal para que ele trabalhasse em Turiaçu.

'Dr. Guilherme' teria recebido os salários dessa forma por cerca de três meses, até quando foi desligado do Hospital de Turiaçu.

O motivo teria sido o fato dele não ter se vinculado ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) pela cidade de Turiaçu, já que ele trabalhava como médico em Penalva (MA), Bacabal (MA), Lago da Pedra (MA) e Teresina (PI) e, só poderia ser vinculado a apenas duas cidades.

A defesa de Alberto Rodrigues também foi procurada para falar sobre as acusações da Polícia Civil e a investigação em Turiaçu, mas não foi encontrado.

'Diretor clínico' e R$ 45 mil por serviços prestados

Outra testemunha, que trabalha no Hospital Municipal de Turiaçu, também confirmou a história em depoimento à Polícia Civil. Ela contou que o enfermeiro Alberto Rodrigues, conhecido como 'Dr. Guilherme', teria recebido R$ 45 mil por serviços prestados como Diretor Clínico e plantonista no hospital da cidade.

Em depoimento, ela contou que o enfermeiro relatou que o valor devido a uma nomeação, dada a ele, como Diretor Clínico do Hospital de Turiaçu. Deste valor, R$ 15 mil seria pago pelos serviços prestados como diretor e o restante, seria referente ao plantão dado por ele no hospital.

A testemunha também afirma que o enfermeiro nunca levantou suspeitas sobre sua conduta. Aos investigadores, ela relatou que o Alberto Rodrigues chegou a comentar que o médico Alexandre Pinto era visto como 'amigão' dele e que ambos se conheciam desde a época da residência médica.

Segundo a Polícia Civil, o médico Alexandre Sousa negou em depoimento, que teria feito residência e que nunca estudou com 'Dr. Guilherme'.

'Especialista' em procedimentos estéticos

Em uma entrevista concedida para um blogueiro de Santa Inês (MA), o enfermeiro Alberto Rodrigues da Silva diz ser especialista na área de estética íntima e cita algumas cidades maranhenses em que ele atuava.

Nas imagens, o enfermeiro afirma ser 'um dos poucos profissionais da área', e que atua nas cidades de Poção de Pedras, Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra.

"São poucos profissionais que trabalham na área e eu trabalho na área de estética íntima também. Tanto masculina quanto feminina. Eu atendo em Poção de Pedras, em Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra", diz Alberto.

Nas redes sociais, ele se apresentava em um perfil como 'Albert Rodrigues', prometendo promover saúde, beleza e autoestima por meio de procedimentos estéticos. Essas provas serão usadas para constatar o exercício ilegal da medicina.

Ele é acusado de ter usado uma foto sua em um documento profissional com o outro médico. O enfermeiro foi indiciado por exercício ilegal da medicina mas, como não houve flagrante, não foi preso. O caso ainda não foi julgado, e ele não compareceu a uma audiência judicial ocorrida em 6 de junho.

Investigações

A Polícia Civil do Maranhão constatou que Alberto Rodrigues da Silva já havia sido indiciado por ter feito uma outra operação, também em um hospital público, em Turiaçu (MA).

A investigação é de julho de 2022 e aponta que Alberto atuava no Hospital Municipal de Turiaçu com o nome de Dr. Guilherme'. Lá, em 2021, ele realizou uma histerectomia, que é a remoção do útero de uma paciente.

A paciente teve vazamento da urina na vagina e ainda passou por uma segunda cirurgia com o enfermeiro. Porém, as complicações continuaram, e ela teve de passar por uma terceira operação, em São Luís.

"Ficou constatado que ele já responde por um crime de exercício ilegal da medicina, ele já tinha um registro falsificado no Conselho Regional de Medicina, isso foi apurado em outro inquérito, em outra cidade, em Turiaçu. E essas investigações que foram coletadas na cidade, serão trazidas para as nossas investigações", disse o delegado Márcio Rodrigo Coutinho.


Morte de paciente


Polícia investiga morte de mulher após cirurgia estética feita por enfermeiro em hospital municipal no MA — Foto: Reprodução/TV Mirante

Alberto Rodrigues da Silva é acusado de ter causado a morte da esteticista Erinalva de Jesus Dias, de 37 anos, que passou por uma cirurgia dentro do Hospital Municipal de Lago dos Rodrigues, cidade a 320 km de São Luís. O caso aconteceu em 31 de maio.

PM apreende 16 tabletes de maconha em Boa Vista do Gurupi


Policiais do 31ºBPM apreenderam na noite da última sexta-feira, 09, 16 tabletes de maconha em Boa Vista do Gurupi, na divisa do MA com o estado do Pará .

Segundo a PM, um homem com duas mochilas tentava embarcar em um ônibus da empresa Guanabara sentido Belém/PA, e ao avistar a viatura da PM que vazia rondas próximo ao Posto Pombal, largou as mochilas e se empreendeu em fulga.

A PM fez buscas pela mata mais não conseguiu êxito na captura do suspeito. A droga foi encaminhada para Delegacia de Polícia Civil.
sexta-feira, 9 de junho de 2023

Turiaçu: Enfermeiro investigado por plástica dentro de hospital público já havia sido indiciado por cirurgia ilegal


Alberto Rodrigues da Silva virou alvo da polícia após a morte de Erinalva de Jesus Dias, que fez uma abdominoplastia em Lago do Rodrigues (MA). Em 2021, ele fez um procedimento em outra paciente em Turiaçu (MA).

Documento falso usado pelo enfermeiro Alberto Rodrigues com o nome de Guilherme para atuação como médico — Foto: g1

O enfermeiro Alberto Rodrigues da Silva, investigado pela morte de uma mulher na qual ele fez uma cirurgia plástica dentro de um hospital público de Lago do Rodrigues (MA), já havia sido indiciado por ter feito uma outra operação, também em um hospital público, em Turiaçu (MA).

Polícia do MA investiga morte de paciente que teria sido operada escondida por enfermeiro

A investigação é de julho de 2022 e aponta que Alberto atuava no Hospital Municipal de Turiaçu com o nome de Dr. Guilherme'. Lá, em 2021, ele realizou uma histerectomia, que é a remoção do útero de uma paciente.

A paciente teve vazamento da urina na vagina e ainda passou por uma segunda cirurgia com o enfermeiro. Porém, as complicações continuaram, e ela teve de passar por uma terceira operação, em São Luís.

A Polícia Civil descobriu que Alberto colocou sua foto em um documento de registro profissional com o nome um outro médico.

O enfermeiro foi indiciado por exercício ilegal da medicina mas, como não houve flagrante, não foi preso. O caso ainda não foi julgado, e ele não compareceu a uma audiência judicial ocorrida em 6 de junho.

A defesa de Alberto Rodrigues também foi procurada para falar sobre as acusações da Polícia Civil e a investigação em Turiaçu, mas não foi encontrado.

Morte de Erinalva

Polícia investiga morte de mulher após cirurgia estética feita por enfermeiro em hospital municipal no MA — Foto: Reprodução/TV Mirante


Em 31 de maio, a esteticista Erinalva de Jesus Dias, de 37 anos, passou por uma cirurgia no Hospital Municipal da cidade de Lago dos Rodrigues, a 324,8 km de São Luís.

Segundo testemunhas, o procedimento foi realizado apenas pelo enfermeiro Alberto, que não era habilitado para realizá-lo.

Durante a cirurgia, Erinalva passou mal e foi levada para outro hospital. O médico que a atendeu percebeu que ela havia passado por uma abdominoplastia, em que é feita a retirada de excesso de pele e gordura do abdômen.

Erinalva acabou morrendo.

A diretora do hospital e os profissionais que estavam de plantão afirmaram à polícia não saber que o enfermeiro estivesse realizando o procedimento. Alberto teve o contrato rescindido com hospital, e o Conselho Regional de Enfermagem abriu um procedimento disciplinar contra o profissional.

Prefeitura diz que não sabia de investigação anterior

A Prefeitura de Lago dos Rodrigues informou que não tinha conhecimento da investigação contra Alberto por conta da operação ilegal realizada em Turiaçu.

Sobre a morte de Erinalva, a gestão municipal informou que não sabia do procedimento e que, além de rescindir o contrato com o profissional, instaurou um procedimento administrativo para apurar o ocorrido e que o caso foi isolado.

O hospital, diz a prefeitura “já está se cercando de todas as precauções para que situações como estas não venham mais a ocorrer."

G1 MA

Acidente na BR-316 em Santa Luzia do Paruá deixa duas pessoas mortas


Na tarde desta sexta-feira (09) por volta das 14h30 um grave acidente foi registrado na BR 316 envolvendo um carro e uma moto, os veículos bateram de frente entre o Distrito Paruá e Bairro Novo, bem próximo a entrada do antigo campo de aviação.

Segundo informações, na motocicleta estavam 3 pessoas que não tiveram os nomes divulgados, o condutor da moto tentou fazer uma ultrapassagem em uma carreta e não conseguiu batendo de frente com um outro veículo que trafegava no sentido contrário, dois ocupantes da moto morreram ainda no local do acidente. 

Um terceiro foi levado ao hospital ainda com vida.



EMAP diz que as viagens de ferryboats já foram normalizadas


Na madrugada desta sexta-feira (09), dois ferryboats que operam na travessia entre a Ponta da Espera e o Cujupe acabaram apresentando problemas mecânicos e não tiveram condições de viajar.

Com os problemas nosferrys “Cidade de Araioses” e “José Humberto”, tivemos alguns problemas nos embarques, já que filas foram formadas.

No entanto, em Nota, a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), de maneira célere, assegura que o problema foi solucionado e que as viagens estão normalizadas.

“A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) informa que, na manhã desta sexta-feira (9), duas embarcações mesmo com todas as manutenções preventivas apresentaram problemas mecânicos, sendo necessária uma parada emergencial para reparo.

Com isso, duas viagens precisaram ser canceladas na madrugada causando filas no embarque da Ponta da Espera. No entanto, a situação já foi contornada e as viagens já estão ocorrendo normalmente”, diz a Nota da EMAP.

Sem dar detalhes, Prefeitura de Turiaçu vai pagar mais de R$ 2,6 milhões na manutenção de pontes


A manutenção de pontes nas zonas urbanas e rurais no município de Turiaçu, vai custar aos cofres públicos da cidade mais de R$ 2,6 milhões. No entanto, não há informações das ruas, dos bairros e das comunidades que vão receber o benefício pela Prefeitura de Turiaçu.

O município é comandado atualmente pelo Prefeito Edesio Cavalcanti e de acordo com a contratação, a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Urbanismo – SEMATURB é a responsável pela fiscalização da obra.

As confirmações para a manutenção das pontes foram feitas por meio de Pregões , o Nº 65/2023. A vencedora é a empresa MIX GESTÃO CONSTRUÇÃO E LOCAÇÃO LTDA, inscrita no CNPJ Nº 27.896.522/0001-70, que vai receber o valor global de R$ 2.649.193,70, conforme as publicações.

A empresa tem sede no CENTRO, em Aldeias Altasna rua José Feitosa Bacelar Junior. A Construtora tem o prazo de 12 meses para execução do contrato na cidade.

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE