26 de jul. de 2014

ONG do Maranhão é denunciada por desvio de quase R$ 16 milhões

Denúncia é da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha. Instituto Humanus teria desviado verba à vitimas de conflitos e tragédias.

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha denunciou o repasse irregular de quase R$ 16 milhões ao Instituto Humanus, ONG maranhense. A verba era destinada à ajuda humanitária para populações que sofreram com conflitos e tragédias.
Uma auditoria da Federação constatou os desvios entre os anos de 2010 e 2012, feitos pela Cruz Vermelha Nacional. O Instituto não prestou contas do recebimento dos recursos, fruto de doações para ajuda humanitária, em socorro a vítimas de conflitos na Somália, do Tsunami no Japão e da tragédia com as chuvas na região serrana do Rio de Janeiro.
Na página do Instituto na internet, aparecem parceiros da ONG e um único número de telefone. Ao ser solicitada uma entrevista para explicar o caso, um homem que se identificou como Márcio, nem mesmo o endereço do Instituto quis passar.
“Por enquanto a gente ta atendendo só por telefone e por e-mail, tá certo?”Eles estão justamente decidindo , nessa reunião, divulgar uma nota”, disse.
Na certidão negativa do município, a ONG diz atuar em pesquisas científicas. Já na base de dados da Receita Federal, o Instituto Humanus declara prestar serviços agrícolas. Os dados noMinistério da Fazenda foram atualizados há exatamente uma semana.
O endereço que consta no cadastro é o de um edifício comercial, que fica num bairro de classe média alta em São Luís. O escritório ocuparia a sala de número 405, mas no local, há mais de um ano o que funciona no endereço citado é, na verdade, uma empresa marítima.
“Nós vamos tomar as medidas policiais e judiciais cabíveis. A nossa intenção, o que a gente está pedindo, é que esse dinheiro que saiu da Cruz Vermelha e foi para esse Instituto, ou ele seja devolvido ou que seja prestada conta para onde foi; porque não chegou ao seu destino”, afirmou o secretário geral da Cruz Vermelha Nacional, cel. Paulo Roberto Costa e Silva.
Em Nota, a diretoria do Instituto Humanus lamentou ter seu nome envolvido em questões de disputas de ordem político Institucional na Organização Cruz Vermelha Brasileira.
O Instituto também informou ter pedido nesta sexta-feira (25), a direção da Cruz Vermelha Brasileira – tanto no Maranhão quanto no Rio de Janeiro - pedido urgente de explicações e que fosse disponibilizado imediatamente ‘cópia do referido relatório da auditoria realizada pela Moore Stephens’.
Por fim, a ONG afirmou que adotará medidas judiciais cabíveis com urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo