2 de out. de 2014

Discurso maior

Encerrada ontem a campanha eleitoral para os mandatos estaduais – governador, senador e deputado estadual. Muito “oba, oba”, certeza de vitória, comemorações antecipadas, nada que não tenha acontecido em outras campanhas.

Mas um momento do horário eleitoral gratuito chamou atenção: o discurso de encerramento do candidato Lobão Filho. Há muito os embates políticos no estado não eram enriquecidos com uma fala tão bem articulada, tão apropriada para o candidato e tão representativa do momento.

Nela, o candidato do PMDB ao Governo do Estado se expôs por inteiro, porque se mostrou como cidadão, empresário, político, chefe de família, marido apaixonado, homem de fé.

Sua fala expressou na medida certa cada um desses traços que dão forma ao homem de 50 anos que deseja governar o Maranhão. No seu discurso, Lobão Filho falou das circunstâncias da sua candidatura, do seu elo com os líderes do grupo a que pertence, do respeito que tem pelo governo que apoia, das ações nada decentes dos seus adversários – sobre quem falou duro, mas sem ofensas pessoais, ao contrário dos ataques que vem sofrendo nas redes sociais.

Falou da sua franqueza, do compromisso olho no olho, e da sua imensa vontade de governar o estado e mostrar do que é capaz. Falou de amizade, da família e da mulher, amiga e parceira, Paulinha, a quem agradeceu de público. 

E no final, humilde, pediu o apoio de todos para chegar ao Palácio dos Leões.

Independentemente de qualquer contexto ou do resultado da disputa, o discurso do candidato do PMDB vai entrar para a crônica política como um dos momentos mais ricos desta campanha eleitoral, por ser ao mesmo tempo afirmativo, crítico e propositivo, dentro de uma linha de coerência.
Da coluna Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo