1 de nov. de 2014

Santa Helena - Município vai realizar Semana da Consciência Negra


A Prefeitura de Santa Helena,  por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial e em parceria com as demais secretarias do município , vai realizar a Semana da Consciência Negra com diversas atividades voltadas para a comemoração do Dia da Consciência Negra no Brasil, 20 de novembro.


As atividades acontecem  entre os dias 17 e 22, incluindo palestras, apresentações culturais, exposição sobre o tema, comidas típicas, entre outros.  “Queremos comemorar com muita festividade e alegria, com foco na trajetória para a conquista de direitos de igualdade. Com esta semana de atividades iremos buscamos levar à comunidade helenenses  a consciência da riqueza que é a diversidade racial”, comenta a secretária de Igualdade Racial Ubaldina Sousa, a Badica.

Badica  explica que a escolha do dia 20 de novembro para a comemoração do Dia da Consciência Negra é uma homenagem ao ativista Zumbi dos Palmares. “Ele foi o último líder do Quilombo dos Palmares e esta é a data em que ele morreu, na luta pelos direitos de igualdade racial. O movimento de igualdade racial é muito importante no contexto histórico de nosso país e vem crescendo em Santa Helena e  esta é uma data que devemos aproveitar para comemorar e ao mesmo tempo elaborar novas políticas de inclusão racial. A ideia é oferecer durante toda a semana uma programação especial na qual possamos refletir a importância dos negros para a construção da nossa história", disse a secretária"

História - Palmares hoje é o símbolo da luta do movimento negro. Esse núcleo de resistência foi formado em 1.604 por 40 negros foragidos e reunia diversos quilombos. Durante quase 100 anos, Palmares sofreu constantes ataques de holandeses e portugueses. Conta a história que Ganga Zumbi foi o penúltimo rei do maior quilombo de que se tem conhecimento no País.

Ele acabou sendo morto pelo sobrinho Zumbi, que não aceitou o acordo feito pelo tio com os portugueses, prometendo que os quilombos (habitantes do quilombo) colocariam um fim no rapto de negros ainda escravizados pelos fazendeiros. Zumbi liderou uma resistência heroica que acabou com a destruição do quilombo e a sua morte, em 20 de novembro de 1695, data que foi escolhida para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra.

Postado por Herasmo Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo