24 de fev de 2017

Caminhões carretas serão proibidos de trafegarem nas estradas do MA durante o período carnavalesco.

Caminhões bi-trens, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonhas terão restrição de tráfego nas estradas federais do Maranhão durante a Operação Carnaval 2017 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que começa à 0h de sexta-feira (24), e vai até as 23h59 de quarta-feira (1º). De acordo com a PRF, o objetivo da medida é aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, que corresponde à maior parte da malha viária no estado.

A PRF alerta que nos dias e horários de maior movimento, esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem carregados e ainda que possuam Autorização Especial de Trânsito (AET).

Segundo o órgão, o motorista que descumprir a determinação será multado pela PRF como infração média e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final do período de restrição.

Retenções de tráfego
Na sexta (24) e sábado (25), o fluxo do interior para a capital poderá ser retido entre Bacabeira e o Campo de Peris para favorecer os veículos e condutores que saem da Ilha de São Luís. Na terça e quarta feira de Carnaval a retenção poderá acontecer no sentido contrário, para viabilizar o fluxo que entra na capital.

O reforço contempla ainda as BRs e localidades onde deverão apresentar maior movimento, como a BR 402, que dá acesso ao Baixo Munim e os Lençóis maranhenses; a BR 316, especialmente entre Santa Inês e Maracaçumé, e entre Bacabal e Timon; a BR 010 entre Estreito, Imperatriz e Açailândia; a BR 226 entre Presidente Dutra, Barra do Corda e Grajaú; a BR-222 entre Chapadinha e Itapecuru Mirim, e entre Miranda do Norte, Arari e Igarapé do Meio; na BR 230 a fiscalização receberá reforço entre São João dos Patos, Pastos Bons, Balsas, Grajaú, Riachão e Carolina.

Fiscalização
No período de carnaval a fiscalização receberá incremento do reforço de policiais e equipamentos, inclusive de etilômetros (bafômetros). O valor da multa por embriaguez é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por um ano. Quem se negar a soprar o etilômetros também receberá multa no mesmo valor.
A PRF também fiscalizará as condições dos veículos e equipamentos como pneus e limpadores de para-brisa, documentação veicular e do condutor, o uso dos dispositivos de segurança e retenção, especialmente cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, as ultrapassagens irregulares, inclusive as realizadas pelo acostamento da via (R$ 1.467,35), o uso do capacete para os ocupantes de motocicletas e motonetas, etc.
Dia e horário da restrição
24/02/2017 (sexta-feira) – das 16:00 às 24:00
25/02/2017 (sábado) – das 06:00 às 12:00
28/02/2017 (terça-feira) – das 16:00 às 24:00
01/03/2017 (quarta-feira) – das 06:00 às 12:00

Restrição em trecho específico no Estado do Maranhão
Restrição de Trânsito na BR 135 no Estado do maranhão, do Km 00 ao 95 –  entre os municípios de São Luís/MA e Itapecuru-Mirim/MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo