3 de abr de 2017

Acassio Sousa Acompanhado do Vereador João Costa Participou da Solenidade em Alusão ao Dia Mundial da Juventude em São Luís

O Coodenador da Juventude de Gov.Nunes Freire, Acassio Sousa , acompanhado do Vereador João Costa participou nesta quinta-feira (30), do ato solene em alusão ao ‘Dia Mundial da Juventude’, que foi realizado às 15h no auditório do Palácio dos Leões em São Luís. Na oportunidade o Governo do Estado do MA, por meio  da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – Seejuv, fez o lançamento de  três editais que beneficiam a juventude, promovendo cidadania e mais oportunidades.
O Evento contou com a  participação do coordenador da juventude nunesfreirense Acassio Sousa e   de  várias lideranças Juvenis municipais de todo Estado do Maranhão ,  a  Secretária Estadual de Juventude Tatiana Pereira , Coordenador de Juventude de São Luís Ulisses Fernando , Vereador João Costa e demais autoridades.
Turismo educativo
O projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ tem como objetivo proporcionar aos jovens maranhenses o acesso aos equipamentos históricos, artísticos, turísticos e de lazer da cidade de São Luís, como museus, teatros, bibliotecas, etc., contribuindo na construção do pertencimento histórico e étnico-racial, e da formação cultural. O ‘Tour Jovem Cidadão’ tem como público alvo, jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, dos municípios que encaminharem proposta de adesão a Chamada Pública do projeto.
Com onze ações durante o ano de 2016, que contemplou jovens dos municípios de Rosário, São João do Sóter, Bacabeira e de oito escolas da Região Metropolitana de São Luís, a edição piloto do projeto beneficiou mais de 500 jovens da rede estadual de ensino, proporcionando aos estudantes conhecerem mais sobre a história de São Luís, realizando um verdadeiro turismo educativo pelos principais equipamentos culturais públicos da capital maranhense.
O edital da Chamada Pública para adesão a edição 2017 do projeto estará disponível entre os dias 30 de março e 20 de abril no site da Seejuv (www.juventude.ma.gov.br). Serão atendidos/as em 2017 aproximadamente 2 mil jovens maranhenses em 25 edições do projeto, cada uma com dois municípios, totalizando 50 municípios.
Auxilio à pesquisa
Os editais ‘Geração Ciência’ e ‘Juventude com Ciência’ têm como objetivo estimular jovens estudantes das instituições de ensino médio e técnico do Maranhão a se envolver no processo de produção do conhecimento científico e tecnológico e possibilitar que os estudantes universitários possam atuar nos municípios do Programa Mais IDH.
O diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, explicou que o edital ‘Geração Ciência’, lançado pela primeira vez em 2015, atende os alunos do ensino médio e técnico e é composto por auxílio de pesquisa: bolsa para o professor orientador e bolsa de Iniciação Científica Júnior para os alunos do ensino médio.
“A bolsa de professor orientador é de R$ 400,00 e dos alunos é de R$ 120,00. Este ano nós pretendemos ampliar o atendimento no Maranhão fazendo com quer novas escolas do Estado participem desse edital”, disse Alex Oliveira.
Em relação ao edital ‘Juventude com Ciência’, o diretor-presidente da fundação explicou que é um edital dedicado à criação de caravanas que levem estudantes universitários para estágios de imersão nas áreas onde ocorre o programa Mais IDH do Governo do Estado.
“O objetivo é fazer com que os nossos alunos compreendam a realidade e as adversidades vividas pelos nossos irmãos maranhenses que vivem nessas localidades, e assim possam levar serviços e ações políticas e educacionais, possibilitando melhorias no atendimento e a ação das academias e das escolas nesses municípios. Com esse objetivo pretendemos atuar no campo da saúde, da educação e da geração de emprego e renda”, frisou Alex Oliveira.
Os dois editais estão disponíveis no site www.fapema.br/patronage se seguem o seguinte cronograma de inscrição: período de inscrição das propostas de 30 de março a 15 de maio e divulgação dos resultados no dia 3 de julho.
Em contato com o site o coordenador Acassio Sousa disse “Ontem (30), o dia foi de correria em São Luís, porém muito satisfatório representar a nossa juventude nunesfreirense e elevar o nome do Município. Pela  manhã participei da Audiência Pública Da Juventude Na Assembleia Legislativa Do Maranhão e a tarde estive no lançamento dos Editais. Em breve colocaremos em prática todos os projetos e o lançamento do programa do Governo Federal IdJovem no município. Agradeço ao Prefeito Indalécio Branca de Sousapelo  total apoio e entender que a Juventude precisa do seu espaço na sociedade. Finalizou acassio
No dia que se comemora o Dia Mundial da Juventude, a Secretária Tatiana Pereira , destacou que a maioria das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, beneficia a juventude e promovem cidadania e mais oportunidades para este público.
“Se fizermos um levantamento de todos os programas e projetos do Governo do Estado, praticamente a maioria tem a juventude como maior beneficiada. Programas como o ‘CNH Jovem’, por exemplo, investe mais de 4 milhões de reais e já beneficiou cinco mil jovens em todo o estado,os editais ‘Geração Ciência’ e ‘Juventude com Ciência’ que juntos somam recursos no valor de mais de 1 milhão. Somando tudo isso, temos investimentos fundamentais para que tenhamos mais oportunidades de educação para a juventude que muda o Maranhão”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo