4 de dez de 2017

Dezembro Vermelho: SEMUS de Centro Novo do Maranhão lançou a Campanha de Conscientização para a Prevenção e Tratamento da AIDS.

A Secretaria Municipal de Saúde de Centro Novo do Maranhão, na sexta-feira (01/12), data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lançou a campanha de conscientização sobre prevenção e tratamento da doença, o Dezembro Vermelho, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

 A campanha tem como objetivo sensibilizar a população e oferecer informações sobre cuidados, medidas de prevenção e formas de tratamento da doenças e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de reforçar a importância do diagnóstico precoce. A SEMUSdisponibiliza testes rápidos de HIV, sifilis, Hepatite B e Hepatite C, que podem ser feitos gratuitatanente em qualquer uma das Unidades de Saúde, além da distribuição de preservativos masculino e feminino.

A grandiosa ação contou com orientações importantes de Profissionais da Saúde, que de forma prática, repassaram todas as informações necessárias para que a comunidade possa estar conscientazada, além da Palestrante Cristiane Gomes, que esteve na Sede e no Povoado Chega Tudo, conscientizando as pessoas sobre os cuidados e as formas de prevenção à DST/Aids.

A Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo vírus HIV – e pode ou não (fase assintomática) se manifestar no organismo do portador. A doença, quando desenvolvida, ataca o sistema imunológico, comprometendo seu funcionamento e deixando-o vulnerável a outros males. A relação sexual sem camisinha com alguém infectado, o compartilhamento de seringas e a reutilização de objetos perfurocortantes contaminados pelo HIV são as principais formas de contágio.

O tratamento deve ser iniciado imediatamente após a descoberta,  com medicamentos antirretrovirais. Mulheres grávidas contaminadas com o HIV têm 20% de chance de transmissão para o bebê quando não há tratamento, mas este número cai para menos de 1% caso a mãe siga as medidas preventivas e recomendações médicas.

A Secretária Municipal de Saúde de Centro Novo do Maranhão, Jeanne Amorim, esteve acompanhando as ações, que na Sede aconteceu do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Povoado Limão, aconteceu no Centro Educacional Vitorino Freire e no Povoado Chega Tudo, aconteceu na Unidade Básica de Saúde Camilo da Silva. A Secretária  destacou o belo trabalho que vem sendo realizado pela Gestão Diva Silva, que sem empenha ao máximo para promover a prevenção de doenças em todo o município, sendo que todos os profissionais não estão medindo esforços para pôr em prática um planejamento estratégico, que vem tendo bons resultados desde do Outubro Rosa, mês voltado para a saúde da mulher, em seguida oNovembro Azul, o mês da Saúde do Homem, e agora o Dezembro Vermelho, o mês de combate à AIDS, onde toda a população receberá as informações e cuidados através dos testes rápidos, promovendo assim a Saúde de Qualidade para Todos, finalizou Jeanne Amorim.




Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Centro Novo do Maranhão

Fotos: Joel Pontes e Orlean Basthus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo