31 de jan. de 2018

JANEIRO ROXO: No combate a hanseníase a Secretaria Municipal de Saúde de Centro Novo MA e Força Estadual de Saúde do Maranhão Realizaram importante palestra.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Centro Novo do Maranhão, em parceria com a Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA), realizou na manhã desta terça-feira (30/01), na Unidade Básica de Saúde Ane Raimunda, uma importante palestra sobre hanseníase, que teve como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento da doença.

 A palestra é alusiva ao 'Janeiro Roxo', mês de conscientização para a prevenção da  hanseníase, onde foi ministrada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Força Estadual de Saúde do Maranhão. Muitas informações sobre a hanseníase foram repassadas para a comunidade, uma doença que por muito tempo foi tratada com preconceito.

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica, transmissível. Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, capaz de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), apesar da baixa patogenicidade (poucos adoecem). Atinge pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela hanseníase.

A hanseníase tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo. O tratamento é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não é mais necessário que o paciente seja isolado das pessoas, como era feito antigamente.

Depois da palestra, os Profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão e da UBS Ane Raimunda, realizaram consultas e testes para a identificação e o posterior tratamento da doença, que é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.



Fonte: DECOM - Prefeitura de Centro Novo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo