14 de mar. de 2021

Centro de Hemodiálise de Pinheiro (MA) promove atividade alusiva ao Dia Mundial do Rim

Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão; Dia Mundial do Rim é lembrado mundialmente nesta sexta-feira, 12 de março

Usuários do Centro de Hemodiálise de Pinheiro, no Maranhão, participaram nesta quinta-feira (11/03) de atividade alusiva ao Dia Mundial do Rim – lembrado em 12 de março. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A data é celebrada mundialmente e são realizadas campanhas educativas com o objetivo de conscientizar e orientar o paciente com doença renal crônica (DRC) quanto aos próprios sintomas. Funcionando desde agosto do ano passado, a unidade de saúde atende atualmente a 163 pacientes em sessões de hemodiálise, em três dias da semana. A palestra educativa informou sobre aspectos da doença renal e como a alimentação pode contribuir com a qualidade de vida de pessoas dialíticas. A atividade foi conduzida pela equipe multidisciplinar do Centro de Hemodiálise, com a presença da residente multiprofissional em Educação Física, Andrea Soares.

“O Dia Mundial do Rim é uma data que serve para conscientizar sobre prevenção da doença renal. Também sobre como os pacientes podem viver bem com a doença crônica e os cuidados para uma qualidade de vida melhor”, pontuou Iasmym Cordeiro, diretora-administrativa do Centro de Hemodiálise de Pinheiro.

Sobre a Doença Renal Crônica – A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples. Via kelson Vinícius

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo