17 de jun. de 2021

Maranhão e Bahia firmam acordo para compartilhamento de programas educativos na televisão

 


Solenidade virtual contou com a presença de secretários dos dois estados e equipes técnicas


O Estado do Maranhão segue ampliando o leque de oportunidades para possibilitar que estudantes tenham acesso a mais conteúdos educativos e permaneçam aprendendo durante a pandemia da Covid-19. Nesta quarta-feira (16), o Governo do Maranhão, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e o Governo da Bahia, por intermédio da Fundação Pública Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), firmaram parceria com a finalidade de compartilharem conteúdos educativos para TV.

Com a cooperação mútua estabelecida entre os dois estados, a TV Educação Caminho para o Saber (Maranhão) e o Irdeb (rádio e TV Educativa baianas) poderão realizar a cessão recíproca de programação dos dois canais, retransmissão, realização de coproduções, utilização de reportagens e entrevistas, dentre outras ações compartilhadas.

“Agradeço, em nome do governador Flávio Dino e de todo o povo do Maranhão, ao Governo da Bahia, pela parceria que irá contribuir de forma significativa para a programação da TV Educação, que já tem avançado bastante. Cada parceria é uma ajuda para que possamos levar mais conteúdos educativos aos nossos estudantes. Esse termo de cooperação vai ajudar tornarmos a TV Educação ainda mais atrativa. Além disso, temos investido em outros instrumentos como o canal no youtube, a plataforma Gonçalves Dias, as aulas pelo rádio, podcasts, entre outros, para garantir aos nossos estudantes mais acesso ao conhecimento”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou o esforço do Maranhão para a formação dos estudantes, bem como a gestão democrática do Governo do Estado. “Temos um afeto especial pelo povo do Maranhão. Reconheço o esforço do Maranhão que está fazendo a diferença de governo democrático no Nordeste, junto com a Bahia. Hoje celebramos um marco institucional de parceria para uma comunicação voltada à educação. Importante destacar que celebramos essa cooperação no ano do centenário de Paulo Freire. Vocês estão criando uma cultura estratégica. Espero que possamos ampliar ainda mais essa parceria de programação. Estamos aprendendo com vocês e vocês com a gente”, realçou o secretário.

Programas

A partir do termo de cooperação, a TV Educação – Caminho para o Saber retransmitirá, inicialmente, dois programas produzidos pela Bahia: o UniVERciência, programa brasileiro de TV aberta e internet, produzido em parceria com 23 universidades públicas do Nordeste e TVs públicas, com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência; e o Giro Nordeste, programa semanal de entrevistas com personalidades nordestinas e nacionais com a participação de jornalistas das emissoras públicas de TVs e rádios do Nordeste. A TV Educação dará início à exibição do Giro Nordeste na quinta-feira (17), às 19h. Já o UniVERciência, a equipe da Seduc ainda definirá o dia e horário de veiculação.

O diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, Flávio Silva Gonçalves, apontou a parceria com a Rádio Timbira e universidades maranhenses como a UEMASUL e UFMA já firmadas com o Irdeb. “Já somos parceiros da Rádio Timbira desde o primeiro mandato do governador Flávio Dino. Firmamos também parceria com as Universidades, e estamos muito felizes com a parceria, e pela iniciativa do Maranhão como algo complementar ao conhecimento”, disse.

O subsecretário de Educação, Danilo Moreira, lembrou que a TV Educação irá diversificar ainda mais sua programação com outras parcerias. “Iniciamos no dia 11 uma programação especial às sextas, com a participação da Defensoria Pública do Maranhão, o Museu de Audiovisual (Mavam), e outros conteúdos da Escola de Cinema do IEMA e cursos do Maranhão Profissionalizado. E iremos diversificar ainda mais essa programação para tornar a TV cada vez mais interessante”, concluiu.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo