2 de nov. de 2011

Araioses: o resgate dramático de Cauã


Poço onde Cauã caiu tinha 17 metros de profundidade e 40 centímetros de diâmetro
Na manhã desta segunda-feira (31) chegou ao fim o resgate do menino Cauã Cruz da Silva, de apenas dois anos e seis meses, em uma operação cinematográfica. A criança caiu em um poço de 17 metros de profundidade na tarde do último sábado, na localidade Baixão da Subida, no limite das cidades Araioses e São Bernardo no Maranhão, municípios que fazem divisa com o Piauí.
Foram mais de 40 horas de um resgate dramático que mobilizou o Corpo de Bombeiro de Parnaíba (PI), policiais e a guarda municipal de Araioses e São Bernardo.
Bombeiros e policias tentaram salvar a vida de Cauã, mas não conseguiram
O poço de 17 metros de profundidade e 40 centímetros de diâmetro ainda estava em construção. No sábado, o serviço foi interrompido para ser retomado na manhã desta segunda-feira por conta do final de semana. O buraco ficou coberto apenas por uma bacia plástica. Segundo o avô da criança, Cauã estava brincando ao redor do poço quando desapareceu.
A partir de então começou uma verdadeira odisséia para salvar o menino. Uma das primeiras atitudes desesperadas foi amarrar outro garoto de 7 anos, pelos pés, e enfiá-lo no buraco para resgatar o menino que ainda chorava no fundo do poço. No entanto, a certa profundidade, o menino, içado pelos pés, começou a chorar e gritar desesperado, por sentir-se asfixiado. Ao subir o garoto se debateu e derrubou parte da terra da lateral do buraco jogando uma grande quantidade de barro sobre o Cauã.
No início da noite os Bombeiros, vindo de Parnaíba, chegaram ao local. De posse de uma câmera de vídeo, içaram o equipamento até onde o garoto estava e puderam ver a localização do menino que parecia desacordado.
Por conta da profundidade o comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, Capitão Rivelino, solicitou apoio logístico das prefeituras de Araioses e São Bernardo, que mandaram para o local uma retro-escavadeira e um trator para afastar o grande volume de terra retirado da escavação.
Até o final da tarde do domingo as máquinas haviam perfurado cerca de 10 metros do terreno junto ao poço. Alguns familiares ainda tinham esperança de retirar a criança com vida, mas a avó do menino já temia pelo pior.
Até o helicóptero do GTA foi ao local levando técnicos em salvamento
A governadora, Roseana Sarney, atendendo ao pedido da prefeita Luciana Trinta (Araioses), enviou ao local um helicóptero do GTA (Grupo Tático Aéreo) e uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Durante todo o domingo centenas de pessoas chegavam ao local para acompanhar o trabalho das equipes. O trabalho durou toda a noite. Por volta das 9h30 desta segunda-feira (31) finalmente o menino foi retirado do poço, infelizmente sem vida.
A mãe do menino acompanhou o corpo que foi levado ao Hospital Municipal de Araioses, distante cerca de 50 km do local da tragédia.
De acordo com o atestado de óbito, a criança apresentava uma fratura na cabeça, mas a causa da morte foi asfixia. Cauã foi sepultado nesta terça-feira.
(Com informações da TV Difusora de Araioses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo