27 de nov. de 2016

Encontro discute melhorias para as Guardas Municipais


Colinas sediou o 3º Encontro de Comandantes de Guardas Municipais do Maranhão, no Fórum de Justiça do município. O diretor executivo do Conlagos e secretário-geral da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais, Ronald Damasceno (foto), participou das discussões, tendo em vista a importância da consolidação de políticas públicas na área da Segurança Pública, como garantia de cidadania.

O evento reuniu representantes de diversos municípios do estado, para discutir a implantação do Estatuto das Guardas Municipais (lei nº13022/2014), que inclui a padronização desses profissionais do estado com fardamento, carteiras funcionais, procedimentos administrativos, além de cursos de formação de acordo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

No debate também foi destacada a importância dos consórcios públicos intermunicipais como instrumento de gestão, capazes de otimizar aquisição de equipamentos mediante convênios. “A segurança precisa de políticas públicas eficazes para que as cidades vivam dignamente. E atuar em conjunto pode ser uma solução para os municípios, porque as demandas passam a ser visualizadas em caráter regional”, frisou Ronald Damasceno.

O evento, que contou com comandantes e representantes de 16 cidades, teve como foco encaminhamentos aos gestores reeleitos e, principalmente, aos novos gestores. “No início do ano vamos começar as movimentações em favor dos decretos de leis nos municípios para que as adequações e padronizações sejam viabilizadas”, concluiu o comandante-geral da Guarda Municipal de Colinas, Alberto Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo