15 de mai de 2018

Centro Novo do Maranhão é destaque no II Encontro do Conecta Biblioteca no Rio de Janeiro.


Centro Novo do Maranhão através da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade está participando do II Encontro do Conecta Biblioteca, e a Bibliotecária Maria Inês Morais Frazão, embaixadora do Maranhão falando sobre as práticas realizadas na biblioteca. A Bibliotecária tem o total apoio da Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, na pessoa da prefeita Diva Silva e também da comunidade de Amigos da Biblioteca.
O II Encontro do Conecta Biblioteca acontece no Rio de Janeiro, e será realizado entre os dias 14 e 18 de maio. O evento incentiva a troca de experiências entre cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil.

O Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. 
Pela primeira vez, o Encontro reúne profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108. A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
O grupo de profissionais terá formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Participantes da primeira etapa do programa contribuirão com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios.
Ainda na agenda do evento, será lançado o Movimento Recode, um convite com 
foco no empoderamento digital dos jovens. A ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais.


Participam do evento, representantes do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de 22 sistemas estaduais de bibliotecas públicas, da Unesco e da Fundação Bill & Melinda Gates.

Sobre o Conecta Biblioteca

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades. 

O programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP)

Sobre a Recode

A Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias para formar uma grande rede que promove uma nova consciência e gera oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A organização faz parte de uma rede presente em 7 países e já impactou até hoje mais de 1,7 milhão de vidas.

A Bibliotecária Maria Inês Morais Frazão, destacou que Centro Novo do Maranhão é referência internacionalmente, onde a representante da Caravan Studio realizou uma palestra para bibliotecários nos Estados Unidos, e o material apresentado foi o trabalho desenvolvido pela Biblioteca Pública Mário Andrade, que realizou inúmeras ações para o engajamento e mobilização da comunidade, finalizou.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Centro Novo do Maranhão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo