9 de fev. de 2021

Escolas de tempo integral da rede pública estadual dão início ao ano letivo de 2021

 

Escolas realizaram o acolhimento remoto dos estudantes

O ano letivo de 2021 para grande parte dos estudantes das escolas de tempo integral da rede estadual teve início nesta segunda-feira (8), com a utilização do modelo remoto de ensino. A exceção ficou por conta dos estudantes que farão a 1ª série, que terão o início do ano letivo em outras datas, que vão de acordo com a finalização do calendário acadêmico das redes municipais.

Todos os estudantes de 2ª e 3ª série das 78 escolas de tempo integral do Maranhão iniciaram suas atividades nesta segunda-feira, sendo 23 Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) e 55 Centros Educa Mais, beneficiando quase 25 mil estudantes. Inicialmente, as escolas realizaram o acolhimento remoto dos estudantes, para manter viva a chama do projeto de vida e o vínculo com as instituições.

Na Unidade Plena do IEMA de São Luís/Centro, a programação de acolhimento contou com a participação de alunos egressos; apresentação do Vídeo de Acolhimento (Núcleo Socioemocional IEMA) e da Equipe Escolar; apresentação dos novos colaboradores; apresentação musical; participação do Coral de Libras (Mãos que Encantam), dentre outras atividades.

O diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, destacou a importância do acolhimento para que sejam abordados aspectos dos modelos pedagógico e de gestão, que, segundo ele, são essenciais para a construção do projeto de vida dos estudantes.

“Hoje, as nossas escolas iniciaram suas atividades com o acolhimento, que é uma metodologia de êxito. Esses estudantes estão sendo acolhidos pelos nossos jovens protagonistas e nós estamos bastantes felizes porque os nossos alunos atenderam ao chamado. Acreditamos que esse momento é bastante propício para explicarmos o nosso modelo pedagógico e de gestão aos novos estudantes e é também onde apresentamos as possibilidades, viabilidades de construção do projeto de vida de cada um. O acolhimento está sendo um sucesso”, expressou.

Sander Silva, estudante de Agronegócio na Unidade Plena do IEMA de Bacabal, achou que teria dificuldades para acompanhar as aulas do primeiro dia, mas teve um bom desempenho nas atividades propostas pela escola.

“Achei que não iria entender nada, que não conseguiria interagir neste primeiro momento, mas deu para ter uma ideia de como serão as atividades. O primeiro dia foi superfácil, o pessoal mandava atividade e a gente fazia porque era tudo bem explicado, eu gostei muito”, exprimiu.

Matrículas em mais cinco municípios

A partir da próxima segunda-feira (15), o Governo do Maranhão abrirá as inscrições para os estudantes interessados em cursar a 1ª série do Ensino Médio Integral na rede estadual de ensino na capital, São Luís, e nos municípios de Imperatriz, Barra do Corda, Chapadinha e Itapecuru-Mirim. No total estão sendo ofertadas 3.701 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integral em quatro Unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e em 21 Centros Educa Mais. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 19 de fevereiro, exclusivamente de forma online, pelo site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br/matricularedeintegral2021.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo